quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O que é real?

Eu sempre tive uma percepção bem própria do que é, ou não, real. E muito poucas vezes pude encontrar pessoas, livros, filmes ou músicas que me remetessem a essa visão, companheira desde muito cedo. No filme “Matrix”, por exemplo, pude enxergar uma parte dos meus valores e crenças, onde formas e coisas ocupam um determinado espaço-tempo, ou simulam tal ocupação para fins específicos. E a questão primordial não é quem ou o que está certo, mas o que resulta da Verdade, ou da ausência dela.

Trecho de um diálogo entre Morfeu e Neo (Matrix):

Morfeu: Sei exatamente o que quer dizer. Vou te dizer por que está aqui. Você sabe de algo. Não consegue explicar o quê. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há. Como um zunido na sua cabeça te enlouquecendo. Foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?
Neo: Da Matrix?
Morfeu: Você deseja saber o que ela é? Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga a sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.
Neo: Que verdade?
Morfeu: Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para a sua mente. Infelizmente, é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo. Esta é a sua última chance. Depois não há como voltar. Se tomar a pílula azul, a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho. Lembre-se: tudo o que ofereço é a verdade. Nada mais.


Gosto muito deste diálogo, mas há outras passagens notáveis no filme:

Neo: Por que meus olhos doem?
Morfeu: Porque você nunca os usou.


Morfeu explica a Neo o que é a Matrix. ;)

Morfeu: O que é a Matrix?... Controle. A Matrix é um mundo de sonhos gerado por um computador, feito para nos controlar para transformar o ser humano numa pilha (algo descartável)...

O primeiro filme da trilogia vai completar 10 anos no próximo ano e lembro, como se fosse hoje, do meu estado ao deixar a sala de cinema. Foi uma sensação que jamais experimentei. Única.



Pode parecer estranha esta postagem fazendo referência a um filme visto por quase todos. Mas, o assunto, pra mim, é sempre atual.
E para não me estender mais, ou expor uma visão que pode ser pouco interessante ao leitor, uma vez que é algo mesmo particular, termino o texto com mais um trechinho que faz pensar.

Morfeu: A Matrix é um sistema, Neo. Esse sistema é nosso inimigo. Mas, quando estamos dentro dele, o que vemos? Homens de negócio, professores, advogados, marceneiros. As mesmas pessoas que queremos salvar. Mas, até conseguirmos, essas pessoas fazem parte do sistema e isso faz delas nossas inimigas. Você precisa entender que a maior parte dessas pessoas não está pronta para acordar. E muitos estão tão inertes, tão dependentes do sistema que vão lutar para protegê-lo... Se você não é um dos nossos, você é um deles. Eles são programas sencientes... Isso significa que qualquer um ainda não libertado é um agente em potencial. Dentro da Matrix eles são todos e não são ninguém.

Uma ótima quarta-feira e que todos tenham olhos para VER! ;)

Beijos ninjas

4 comentários:

João Batista disse...

Sinto mais ou menos o mesmo mas com outro filme, Clube da Luta... Aquela sensação de que alguem, mesmo que num filme gigante, sabe do que estamos falando. Já leu Berkeley? Vi que gosta do Mundo de Sofia, queria saber se leu livro dele... Tb sou fã do Gaarder...

Crika disse...

Nooooooossa! Clube da Luta está entre os "Mais Mais"! Perfeito. ^^ Aliás, faz um tempo que to babando numa camiseta do filme que vi na Galeria do Rock. ;)
Essa sensação que vc citou é mágica, mas bem rara.
Não li Berkeley, infelizmente. =[ E o Gaarder é mesmo uma delícia. Li alguns dele (quase todos, rs).

Unknown disse...

Um dia te empresto o livro que tenho do Berkeley... Tem umas verdades doídas...

Crika disse...

^^ Thanks! Saindo mais tarde, devo passar por um sebo. Estou curiosa. Suas indicações são sempre bem-vindas.
Have a nice day, my friend!