domingo, 15 de agosto de 2010

Casamento dos Sonhos x Malária no Quênia

Se vai chover hoje, não sei, mas estou escrevendo novamente no blog e há muito tempo não faço isso por 2 dias consecutivos. Ontem, vendo TV, sem muitas opções, acabei parando no canal Discovery Home & Health e assisti um pedaço do programa “O Casamento dos Meus Sonhos”. Não pude deixar de ficar impressionada com a suntuosidade, o luxo do evento, que contava com comidas variadas, bebida da melhor qualidade e uma decoração de sonho, em estilo persa, com lindas peças importadas. Sinceramente, não consigo nem pensar em quantos milhares de dólares custou tudo aquilo. Como disse, só vi um pedaço do programa, que já estava terminando. Pensando no que assistir após o fim daquela exibição de riqueza extrema, apertei, no controle remoto, o número correspondente ao canal Futura e qual não foi o meu espanto ao ver uma criancinha morrendo no colo da mãe?! Estava passando naquele canal o programa “Uma Questão de Saúde”, retratando o sofrimento de pessoas miseráveis que morrem de malária no Quênia. Incrível perceber os extremos assim, tão rapidamente. Num instante casais com lindas roupas celebravam um casamento de milhares (ou milhões, nem sei) de dólares e, no outro, crianças afetadas pela malária morriam nos braços das mães, sem que estas pudessem fazer algo contra a doença que ficava cada vez mais resistente. De doer no coração. Não consegui assistir ao documentário. Meu coração apertou, senti um nó na garganta e aquela vontade infantil de ser uma super-heroína e mudar o mundo, salvar as pessoas.

Umas das coisas duras de percebermos, quando amadurecemos, é o fato de que não somos super-heróis ou super-heroínas. E nem seremos. O mundo aí fora não vai mudar porque eu e você nos importamos. Madre Teresa dizia: “Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor.” e eu não faço nem isso, não consigo nem mesmo acrescentar uma gota ao oceano, o que é motivo certo de frustração.

Quando somos jovens, inocentes e tolos, sonhamos com um mundo melhor, mais civilizado, mais equilibrado, com maior igualdade entre as pessoas. O tempo vai passando e só nos mostra cabelos brancos, cansaço, uma conta no banco que não é o que esperávamos e, até mesmo a indignação da juventude, diante desse mundo torto e injusto, desbota, esmaece.

Espero que esta postagem não tenha tons tão cinzentos pra vocês. É só mais um desabafo, neste domingo gelado.

Apesar do coração ainda apertado e que parece diminuir a cada dia, deixo todos os beijos pra vocês. Especialmente pra Vanessa (damas primeiro, rs), Demétrius e Christiano, que aguentam minhas chatices.


Ninja



2 comentários:

Apanhador de sonhos disse...

Você acha que não compartilho de seu pensamento outra vez?
E você crê mesmo que eu me importaria se fosse o último de uma longa e extensa lista de beijos seu?
Sua lembrança apenas me faz ficar feliz, o que dirá um beijo. Te amo amiga. Tentemos olhar as coisas boas...eu teria que usar uma cueca por cima da calça caso fosse super-herói

Crika disse...

Coisa linda!
Amo você também, meu querido amigo.
:)